segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Panir




Queijo ou coalhada que provém da coagulação do leite, azedado por meio de um elemento ácido. Ingrediente essencial para certos doces, usado também em pedaços, e servido em preparações de legumes e pratos salgados.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Como germinar grãos e semente

  Como germinar grãos e sementes


Germinados e brotos de grãos e sementes são personagens muito importantes na alimentação natural, crua e vegetariana.
Uma vez que um grão ou semente (crus e saudáveis) são colocados na água, inicia-se o processo de liberação de todas as etapas para a germinação e desabrochar das informações genéticas de perpetuação daquele ser vegetal.

Grão ou semente + água,  germinado + tempo = broto

Embora se fale muito de brotos que é uma etapa de crescimento posterior à germinação, considero os germinados alimentos mais poderosos e nutritivos.
Os brotos, pelo elevado teor de nutrientes + água + tempo, acabam por serem muito vulneráveis à contaminação por fungos, portanto muito perecíveis.
Os grãos e sementes iniciam sua germinação em 16 horas. Neste ponto, em geral, estão com a sua potência máxima, e logo sinalizam que o processo do nascimento está se consolidando.

Após este tempo, somente germinados, já ficam prontos para serem consumidos.
Acompanhe pelas figuras a seqüência descrita a seguir:

1. Escolha as sementes ou grãos, removendo todos as que estejam danificadas. Coloque de uma a três colheres de sopa de sementes num vidro e cubra com água limpa;
2. Deixe de molho por uma noite (8 horas);
3. Cubra o vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Verta o vidro e despeje a água. Enxágüe bem sob a torneira;
4. Coloque o vidro inclinado e emborcado num escorredor em lugar sombreado e fresco e;
5. Enxágüe pela manhã e à noite. Nos dias quentes é preciso lavar mais vezes.
Interessante observar que o mais elevado ponto de vitalidade no ciclo de vida de uma planta ocorre quando ela está em pleno processo de germinação, daí seus benefícios nutricionais.

Ao germinar, alguns nutrientes daquela semente, seja de um cereal (trigo, cevada ou aveia), das leguminosas (feijões) ou oleaginosa (linhaça, girassol, etc.) multiplicam-se. É o caso da vitamina C, que é praticamente inexistente no grão de trigo, mas que, uma vez germinado, aumenta seiscentos por cento o seu teor.

O processo de germinação torna os nutrientes mais digeríveis, causando menos gases do que os grãos que lhe deram origem.
Os germinados são pobres em calorias, mas contêm quantidades apreciáveis de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, vitamina E, algum ferro, além de muitas enzimas e proteínas.

Podem ser germinadas sementes de linhaça, gergelim, girassol, alfafa, trigo, feijão de soja, lentilhas, entre muitos outros cereais, leguminosas e sementes.
As sementes de cereais germinam em 2 - 3 dias, os feijões e as lentilhas demoram 5 - 6 dias. Nessa altura podem ser consumidos.
Depois das etapas de germinação, há que se considerar as condições para o crescimento dos germinados até 5 – 10 cm, de altura, quando então podem ser colhidos os brotos.

Para tal produção, as condições de higiene e manuseio precisam ser muito rigorosas para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Alerta: os germinados podem provocar uma reação alérgica a pessoas que sofram de lupus eritematoso.

Os germinados e brotos servem para as mais diversas preparações culinárias. Podem ser consumidos crus, em sucos, saladas e sanduíches, misturados com outros legumes, refogados al dente, adicionados a molhos, sopas e de outras formas que a criatividade deixar.

Leite de Nozes

Leite de Nozes

1 xícara de nozes 
2 xícaras de água filtrada
1 colher de sopa de melado
2 ou 3 tâmaras
1/4 d colher de chá de sal (opcional)

bater tudo no liquidificador e coar em um pano fino.

receita do livro 12 passos para o crudivorismo

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Visão da Wikimedia Foudation

Information Estas Condições de Uso se aplicam a qualquer projeto da Wikimedia Foundation que a eles se refira no rodapé do site e na tela de edição.
Imagine um mundo no qual cada ser humano pudesse compartilhar livremente da soma de todo o conhecimento. Este é o nosso objetivo.Visão da Wikimedia Foundation acho muito bacana que é permitido colocar textos e ter este livre acesso a informação! 

recusros inesgotáveis

Se, por um lado, os recursos naturais ocorrem e distribuem-se segundo uma combinação de processos naturais, por outro, sua apropriação ocorre segundo valores humanos. Além da demanda, da ocorrência e de meios técnicos, a apropriação dos recursos naturais pode depender também de questões geopolíticas, sobretudo, quando se caracterizam como estratégicos, envolvendo disputa entre povos.
Estes assuntos são estudados em disciplinas de alguns cursos como Engenharia ambiental ou de Tecnólogo em gestão ambiental. Devido aos grandes problemas que envolvem o saneamento básico e os recursos hídricos, muitas disciplinas dos cursos de gestão ambiental são comuns aos Cursos de Engenharia sanitária e de Engenharia hidráulica.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

bambooo

nem vem que não tem! é a arvore do século! o bambu e suas miríades de utilidades alem de sua beleza e leveza na forma


a flauta de bambu seus nomes infinitos as flautas de Krsnavenu, murali, vamsi...bansuri...a flauta que quando toca o mundo pára, os bosques ficam mais encantados e o cheiro das flores é sentido no ar

O PLANTIO DE BAMBUS NA ECONOMIA MUNDIAL E BRASILEIRA

O bambu é uma planta que oferece muitas vantagens econômicas:

1. RÁPIDO CRESCIMENTO
A velocidade de propagação de uma plantação de bambu, após estabelecida, é muito grande. O tempo de estabelecimento de uma plantação varia de cinco a sete anos, e o amadurecimento de um bambu acontece em três a quatro anos, mais rápido que a mais rápida árvore. A partir do terceiro ou quarto ano já se pode coletar colmos e brotos. A média de produção de biomassa num bambual é de 10 toneladas por hectare por ano. O bambu pode substituir a madeira em diversas aplicações, e com isso diminuir o impacto ambiental através da deflorestação.

2. FACILIDADE DE ESTABELECIMENTO, MANUTENÇÃO E COLHEITA
O bambu não exige técnicas complexas para o seu estabelecimento como plantação. A manutenção é feita através de irrigação, e não é necessária a aplicação de produtos agrotóxicos. A colheita fortalece o bambual e é feita com instrumentos manuais. O transporte é facilitado pelo seu peso leve em comparação às madeiras.

3. UTILIDADES ADAPTÁVEIS
O bambu pode ser utilizado como substituto agronômico em áreas marginais, para otimizar produções que recebem mais atenção do mercado externo, como o café. Seus variados potenciais industriais tornam o bambu um produto dinâmico, que pode ser alocado para um uso adequado ao momento. Pode ser usado como combustível, papel, material de construção, alimento, etc...

4. FINS ECOLÓGICOS
O bambu é um material responsável ecologicamente (ecologizante), pois sozinho ajuda na renovação do ar e substitui a madeira em diversos aspectos.

5. INSERÇÃO CULTURAL
O bambu já é um material muito explorado na Ásia, movimentando uma economia de sete bilhões de dólares americanos por ano. Cerca de um bilhão de pessoas moram em casas de bambu no mundo. Culturas utilizam o bambu em muitos aspectos da vida, música, cerimônias, alimentação, etc...


O bambu é encarado como uma forma de desenvolvimento econômico por muitos países. No Nepal e nas Filipinas existem grandes projetos de florestamento de bambu, para estimular a economia local e produzir papel, comida e habitações. A China e a Índia têm grandes plantações há muitos séculos e continuam a florestar. O Havaí está tentando desenvolver um projeto de florestamento de bambu para empregar uma população desempregada com a decadência da economia do açúcar. A Colômbia, O Equador e a Costa Rica desenvolvem projetos nacionais de bambu, com florestamento e desenvolvimento de uma cultura de habitações populares de bambu, para substituir o uso da madeira.
e seus brotos são muito apreciados na cozinha, chinesa, asiática, indiana...
ele é um pouco amargo, então deve aferventá-lo e jogar a água fora e repetir o processo umas cinco vezes e na última colocar um pouco de açúcar, depois basta refogá-lo e usá-lo em recheios de tortas e pastéis, uma amiga disse que deixa umas cinco horas de molho na água com tumerique ou curcuma e tambem, funciona para tirar o amargo.

Suco de clorofila com girassol

Suco de clorofila com girassol germinado

Processe no liquidificador 2 maçãs e extraia o sumo passando num coador de pano ou voal. Não colocar água, basta prensar a maçã com um pepino ou uma cenoura inteira. Devolva o sumo ao liquidificador e acrescente aos poucos as folhas verdes comestíveis como: grama de trigo, folha de abóbora, folha de batata-doce, couve, chicória, acelga, alface, agrião, hortelã, capim-limão ou outra que desejar.
Lembrar que o objetivo é extrair o sumo verde, portanto você pode usar qualquer folha verde comestível que tiver em casa ou ainda as folhas não cultivadas. (Ver lista “Folhas não cultivadas comestíveis”).
Acrescentar uma xícara de girassol germinado. Coe novamente num coador de pano para retirar as fibras pois, desse modo, a clorofila pode ser melhor absorvida.
Observações:
1- não substitua a maçã por outra fruta, pois elas interfe¬rem na absorção da clorofila. Se quiser, pode acrescentar legu¬mes.
2- as sementes germinadas de casca dura (muita celulose) devem ser usadas nos sucos, pois serão coadas ao final. Ex: girassol com casca, arroz c/ casca, aveia c/ casca, painço, alpiste etc.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Algumas Dicas eficientes para emagrecer


Todo mundo que ser feliz!...Abilio Diniz vai mais além e diz que todo mundo quer ser magro e rico...rs. podemos considerar que é parte da felicidade físca, emocional, financeira e pode ate atingir o espiritual no sentido de que o corpo é o templo da alma, então com consciência há integração. Ele, o Abílio dá dicas para se alcançar esse objetivo de forma clara e simples...veja, para ser rico basta voce gastar menos do que ganha e poupar o lucro que sobrar...e para ser magro vc deve fazer exercícios e comer sempre menos do que tem vontade. Algumas práticas podem ser tornar hábitos favoráveis para boa saúde, exemplo para um dia,
...ao acordar de manha, espreguice depois faça 20 panturrilhas para bombar o sangue 10 rápidas e dez lentas, esse exercício em seis meses fará vc emagrecer muito perder a barriga,  juro. Depois da higiene tome em jejum um copo de água morna com suco de um limão...ou opte por um conselhos das esbeltas Marilia Gabriela e Constância Pascolatto beba dois litros de água pura..com ou sem vontade de manha, claro que com tempo livre para ir bastante ao banheiro eliminar as toxinas, em seguida se vc conhecer faça a saudação ao sol que são asanas de yoga lindas e fáceis e atrairão bençãos, depois de uma hora coma uma colher de sopa de mel com pimenta do reino, é muito energizante e limpa tambem as cordas vocais a garaganta ...depois de um tempo escolha o suco de luz do sol ou apenas uma uma fruta e coma a vontade sem misturar com outras frutas, se escolher laranja pode ser uma dúzia! não tem problema só não pode misturar, se vc não resistir ao café tome uma pequena dose com torradas e ricota ou requeijão, duas fatias no máximo...depois ate o almoço apenas água. no almoço vc deve comer salada crua a vontade uma porção de arroz integral cozido sem óleo algum, com pouco sal ou gersal (gergelim com sal moído)nada de azeite ou temperos, de sobremesa uma colher de mel ou um  pedaço de rapadura, essa dieta do Dr. Govinda que mora em São Bento do Sapucaí é maravilhosa! Vem gente de longe para se curar com ele!! Depois entre o almoço e o jantar se vc consegui tome apenas água ou chá de ervas se vc ñ conseguir ficar só na água coma uma fruta ou uma barrinha de cereais ou vc pode comer pipoca sem manteiga com pouco sal. Depois no jantar sopa de inhame com um pouco de aveia. Comer no máximo ate as oito da noite. Fazer esteira ou caminhada ou deitada de costas 40 bicicletas. Não ingerir alimentos´sólidos depois das oito. Bom, se vc der conta te garanto 100% de chance de você emagrecer com saúde. Claro não se esqueça de tomar sol de manha, fazer caminhadas e se nutrir de pensamentos positivos, leves alegres! Boas sorte!

terça-feira, 6 de abril de 2010

seed balls

Você já ouviu falar em Seed Balls?
Originalmente criada pelo Sr. Masanobu Fukuoka, trata-se de um coquetel de sementes armazenado numa bola de barro, usado para reflorestar grandes áreas.

A receita básica é a seguinte
Junte sementes ou compre-as para confeccionar as suas esferas de argila. (Você pode juntar múltiplas sementes de plantas diferentes ou colocar apenas uma, duas, no máximo três sementes dentro de cada esfera de argila).

Proporções

01 porção de múltiplas sementes secas;
03 porções de adubo orgânico (fertilizante natural a base de vegetais);
05 porções de argila (terra) vermelha ou marron ;( evite argila cinzenta geralmente usadas para confecção de tijolos, telhas)
01 a 02 porções de água.

Mistura

Junte todos os componentes secos e misture-os bem. A seguir adicione a água, faça uma massa e modele as esferas.

Secagem e armazenamento

Coloque as esferas (bolinhas) em cima de papel (papelão) e deixe-as na sombra para secar, elas podem ficar armazenadas por semanas ou para uso imediato após secagem.

Dispersão

As esferas de sementes podem ser distribuídas, espalhadas naturalmente na superfície do terreno escolhido (a distância de uma esfera da outra varia de acordo com o tamanho das futuras plantas, quanto maior as plantas maior a distância).

fonte:
www.orkut.com.br - Comunidade Seed Ball Brasil

sábado, 27 de março de 2010

Barrinhas de cereais


Eu busquei essa receita no www.biosustentavel.blogspot.com 
um blog muito interessante com um monte de dicas pra quem quer se adpatar 
e colaborar para um planeta mais limpo e habitável


"Havia postado esta receita em outro blog que contribuía, mas vejo que há aqui também espaço para ela, por ser uma forma de reduzir a geração de resíduos como embalagens plásticas, e possibilitar o consumo de um quitute gostoso em nossas caminhadas ao ar livre.
Interrompemos nossa programação para um comunicado importante:

Arregace as mangas e faça sua própria barrinha seguindo ou adaptando a receita que segue. É mais barato, você se diverte, e faz barrinhas só com o que você gosta.
Antes da receita algumas dicas:

Barrinhas de cereal não fornecem energia durante o exercício, assim devem ser ingeridas cerca de 2 horas antes.

No dia a dia elas são práticas, ainda assim, prefira frutas para aquele lanche rápido.
2, 3 ou 10 barrinhas não substituem o almoço, não se engane.

Esta receita já não tem nada da “original” (acho que só a aveia ficou para contar a história), assim sugiro que, a meu exemplo, comecem seguindo a receita e aos poucos vão trocando algumas coisas e deixando a barrinha cada vez mais com a sua cara.
Barrinha de Cereal do CAITIF

Ingredientes (medidas aproximadas ou quase aleatórias):
250g Aveia (prefiro flocos grossos)
100g Fibra de trigo (pura não tem um gosto muito bom, mas no meio da barrinha vc nem vai sentir. Importante, +-30% de seu peso é só fibra)
1 pacote Coco ralado (desidratado, não adoçado)
50g Gergelim (qualquer cor, o preto cria uma textura mais bacana)
100g Amendoim triturado (ou qualquer castanha)
100g Amendoim não triturado (ou qualquer castanha – pode substituir por frutas desidratadas, morango ou banana fazem barrinhas muito gostosas)
250g proteína de Soja texturizada desidratada (isso mesmo, desidratada. Este é o segredo da minha barrinha)
Glicose de milho ou Mel – cerca de 250g (mas tenha cuidado e procure encontrar o ponto ideal, não deve ficar úmido nem seco demais)
Importante
Se usar mel, evite aquecer ou acrescentar na mistura com o fogo aceso. O mel perde grande parte de suas propriedade nutricionais quando aquecido acima de 40°C. Se pretender levar ao forno ou fazer a mistura com a panela no fogo, prefira usar a glicose de milho. Você também pode fazer a mistura com os dois, usando a glicose com o fogo aceso e o mel minutos depois que você apagou o fogo. Se você utilizar mel e preferir não aquecer muito a mistura, a barrinha ficará um pouco mole, mas muito mais gostosa.
Modo de fazer
Como você deve ter notado, irá juntar mais de 1kg de ingredientes, então utilize uma panela grande em que caiba tudo.
1 – Torre o gergelim mexendo sempre.
2 – Quando perceber que o gergelim está quase torrado, junte todo o coco e torre-o também. Gosto de torrar o coco para prolongar a “vida útil” da barrinha.
3 – Acrescente umas 3 ou 4 colheres da glicose de milho ou mel e misture bem, ainda com o fogo aceso. Isso criará uma película ao redor do coco.
Importante
O fogo auxilia na mistura, pois deixa a glicose e o mel mais líquidos, mas irá alterar as propriedades nutricionais do mel. Deste ponto em diante você pode desligar o fogo, mantê-lo baixo ou apagar. Experimente de todos os modos e veja como prefere.
4 – Acrescente aos poucos os demais ingredientes, sempre misturando para obter a mistura mais homogênea possível. Nesta etapa você irá acrescentar aos poucos a glicose (ou mel) e ficar atento à textura da “massa” para que ao fique úmida nem seca demais.
Costumo seguir esta ordem: Gergelim, coco, fibra de trigo, frutas, castanhas, aveia e por último a soja (a soja deve ser o último ingrediente)
5 – Se você não havia desligado o fogo antes de começar a misturar os ingrediente, desligue agora e deixe esfriar um pouco pois usará as mãos para espalhar esta massa na assadeiras.
6 – Depois de esfriar um pouco, coloque aos poucos toda a massa em uma assadeira grande e espalhe procurando cobrir todos os espaços uniformemente, utilize uma colher enquanto retira da panela a massa. Depois cubra com filme PVC e termine de espalhar usando as mãos e comprima para dar mais firmeza à mistura.
7 – Corte no formato de barras (umas 40 em um tabuleiro grande se você fez tudo certo)
8 – Se quiser, chegou a hora de colocar no forno. Eu nunca achei necessário.
Assim que testar esta receita, volte aqui e nos diga o que achou. 

www.biosustentavel.blogspot.com