sábado, 27 de março de 2010

Barrinhas de cereais


Eu busquei essa receita no www.biosustentavel.blogspot.com 
um blog muito interessante com um monte de dicas pra quem quer se adpatar 
e colaborar para um planeta mais limpo e habitável


"Havia postado esta receita em outro blog que contribuía, mas vejo que há aqui também espaço para ela, por ser uma forma de reduzir a geração de resíduos como embalagens plásticas, e possibilitar o consumo de um quitute gostoso em nossas caminhadas ao ar livre.
Interrompemos nossa programação para um comunicado importante:

Arregace as mangas e faça sua própria barrinha seguindo ou adaptando a receita que segue. É mais barato, você se diverte, e faz barrinhas só com o que você gosta.
Antes da receita algumas dicas:

Barrinhas de cereal não fornecem energia durante o exercício, assim devem ser ingeridas cerca de 2 horas antes.

No dia a dia elas são práticas, ainda assim, prefira frutas para aquele lanche rápido.
2, 3 ou 10 barrinhas não substituem o almoço, não se engane.

Esta receita já não tem nada da “original” (acho que só a aveia ficou para contar a história), assim sugiro que, a meu exemplo, comecem seguindo a receita e aos poucos vão trocando algumas coisas e deixando a barrinha cada vez mais com a sua cara.
Barrinha de Cereal do CAITIF

Ingredientes (medidas aproximadas ou quase aleatórias):
250g Aveia (prefiro flocos grossos)
100g Fibra de trigo (pura não tem um gosto muito bom, mas no meio da barrinha vc nem vai sentir. Importante, +-30% de seu peso é só fibra)
1 pacote Coco ralado (desidratado, não adoçado)
50g Gergelim (qualquer cor, o preto cria uma textura mais bacana)
100g Amendoim triturado (ou qualquer castanha)
100g Amendoim não triturado (ou qualquer castanha – pode substituir por frutas desidratadas, morango ou banana fazem barrinhas muito gostosas)
250g proteína de Soja texturizada desidratada (isso mesmo, desidratada. Este é o segredo da minha barrinha)
Glicose de milho ou Mel – cerca de 250g (mas tenha cuidado e procure encontrar o ponto ideal, não deve ficar úmido nem seco demais)
Importante
Se usar mel, evite aquecer ou acrescentar na mistura com o fogo aceso. O mel perde grande parte de suas propriedade nutricionais quando aquecido acima de 40°C. Se pretender levar ao forno ou fazer a mistura com a panela no fogo, prefira usar a glicose de milho. Você também pode fazer a mistura com os dois, usando a glicose com o fogo aceso e o mel minutos depois que você apagou o fogo. Se você utilizar mel e preferir não aquecer muito a mistura, a barrinha ficará um pouco mole, mas muito mais gostosa.
Modo de fazer
Como você deve ter notado, irá juntar mais de 1kg de ingredientes, então utilize uma panela grande em que caiba tudo.
1 – Torre o gergelim mexendo sempre.
2 – Quando perceber que o gergelim está quase torrado, junte todo o coco e torre-o também. Gosto de torrar o coco para prolongar a “vida útil” da barrinha.
3 – Acrescente umas 3 ou 4 colheres da glicose de milho ou mel e misture bem, ainda com o fogo aceso. Isso criará uma película ao redor do coco.
Importante
O fogo auxilia na mistura, pois deixa a glicose e o mel mais líquidos, mas irá alterar as propriedades nutricionais do mel. Deste ponto em diante você pode desligar o fogo, mantê-lo baixo ou apagar. Experimente de todos os modos e veja como prefere.
4 – Acrescente aos poucos os demais ingredientes, sempre misturando para obter a mistura mais homogênea possível. Nesta etapa você irá acrescentar aos poucos a glicose (ou mel) e ficar atento à textura da “massa” para que ao fique úmida nem seca demais.
Costumo seguir esta ordem: Gergelim, coco, fibra de trigo, frutas, castanhas, aveia e por último a soja (a soja deve ser o último ingrediente)
5 – Se você não havia desligado o fogo antes de começar a misturar os ingrediente, desligue agora e deixe esfriar um pouco pois usará as mãos para espalhar esta massa na assadeiras.
6 – Depois de esfriar um pouco, coloque aos poucos toda a massa em uma assadeira grande e espalhe procurando cobrir todos os espaços uniformemente, utilize uma colher enquanto retira da panela a massa. Depois cubra com filme PVC e termine de espalhar usando as mãos e comprima para dar mais firmeza à mistura.
7 – Corte no formato de barras (umas 40 em um tabuleiro grande se você fez tudo certo)
8 – Se quiser, chegou a hora de colocar no forno. Eu nunca achei necessário.
Assim que testar esta receita, volte aqui e nos diga o que achou. 

www.biosustentavel.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário