segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Primeiro vem o sabor ou a saúde?
















Em se tratando de alimentação consciente. ainda assim primeiro vem o sabor e depois vem a saúde! ..afinal a vida não é feita só de austeridades! Claro que se vc passa a sua vida a comer ao invés de comer para viver os resultados não serão benéficos....a alimentação pode lhe proporcionar prazer e saúde ao mesmo tempo! Existem os antídotos, as ervas. Pra quem já atingiu estágios mais elevados e é possível podemos constatar que pessoas que elevaram seus pensamentos e ações, podem viver exclusivamente de Prana (ar vital), também há pessoas que se alimentam apenas de água e luz. Acho muito incrível pensar que é possivel esse estágio onde o corpo físico está muito limpo e desperto. Mas para mortais comuns como é meu caso, aperfeiçoar o como , onde quando e o que comer, praticar o jejum gradual , o avanço espiritual e consequentemente físico de maneira autêntica, sem fingir ou forçar uma barra, então é melhor ir passo a passo como na yoga. Sentindo seu corpo, conhecendo seus limites e como vencê-los com mais ganho de saúde, longevidade e bem-estar.
Teoricamente e racionalamente eu gostaria de ter uma alimentação crudívora (onde se ingere alimentos crus, frutas, legumes, verduras, sementes, nozes, sem haver cozimento algum) e já aderi aos sucos de germinados, folhas, hortaliças e frutas, mas não consigo me abster de comer chapatis e outras delicias...Mas na prática, aderi em 30% e já considero um avanço...e claro que a atmosfera, o lugar e como vive irá influenciar...se eu vivesse ou tivesse a oportunidade de compartilhar e ter mais proximidade com pessoas crudívoras ou frugívoras teria avançado mais nesse caminho. E ate conheci pessoas que fazem chapatis usando uma pedra lisa como chapa e o sol no lugar do fogo...não é incrível?


e pra quem quer saúde e sabor, o melhor é conciliar e se lembrar que na medicina ayurvédica manter sua mente apaziguada e satisfeita é um princípio muito saudável! Inclua em uma mesma refeição cinco sabores : salgado, doce, ácido, picante e adstringente estimulando uma melhor digestão e satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário