domingo, 7 de junho de 2009

SRI RUPA E SRI SANATANA

2. Sri Rupa and Sri Sanatana
Srila rupa e Sanatana GoswamiSri Rupa e Sri Sanatana foram perfeitos estudiosos, tendo sido treinados por Vidyacachspati, o irmão do grande Sarvabhauma Bhattavarya (quem conviveu pessoalmente com Sri Chaitanya). O rei Hussain Shah, o governador de Bengala, ficou sabendo das extraordinárias qualificações de Sri Rupa e de Sri Sanatana, então os queria em seu governo. Devido ao temor dos muçulmanos, eles foram então forçados a aceitar o serviço de governo. Quando Sri Chaitanya visitou Ramakeli Ele se encontrou com os dois irmãos e disse, “Meus queridos Dabhir Khas e Sakara Malika, vocês dois são meus antigos servor. De hoje em diante seus nomes serão Rupa e Sanatana Goswami. Não tenham medo de nada; nascimento após nascimento vocês têm sido meus servos eternos. Eu os asseguro que Krishna irá muito em breve libertar vocês”. Sri Chaitanya ordenou Srila Rupa e Srila Sanatana Goswamis para irem para Vrindavana, e então realizar quatro serviços, a saber:

1. Descobrir os locais dos passatempos do Senhor Krishna;
2. Instalar Deidades e arranjar Suas adorações;
3. Compilar as Escrituras sobre Bhakti;
4. Propagar as regras da vida devocional.

Após irem para Vrindavana, os irmãos Rupa e Sanatana pregaram o serviço devocional e encontraram muitos locais de peregrinação. Eles, de modo específico, iniciaram o serviço de Madan-Mohana e Govindaji. Eles trouxeram várias escrituras para Vrindavana, e coletaram a essência delas, copilando muitas escrituras sobre serviço devocional. Desta forma, eles encaminharam devidamente muitos patifes e as almas caídas.

Se alguém deseja entender o significado de Sannyasa, a vida de Goswami, ele deverá cantar regularmente o Sri Sri Sad Goswami-astaka (oração aos seis Goswamis), e então meditar profundamente no seu significado, tal é a forma exemplar com que viveram e ensinaram o amor por Krishna.

Todas as glórias a Radha e Govinda, o tesouro de Srila Rupa; todas as glórias para Sri Radha e Madan-Moham, o tesouro de Srila Sanatana Goswami.

Um comentário:

  1. Jay MaThaji! Todas as glórias a Srila Prabhupada!

    O seu blog está de parabéns...o puro bhakti!
    Que Krsna lhe conseda o seviço pleno.
    Haribol

    Krsna Mantra Das

    ResponderExcluir