domingo, 7 de junho de 2009

SRILA RAGHUNATHA DAS GOSWAMI

3. Srila Raghunatha Das Goswami
Srila Raghunatha Das GoswamiSrila Raghunatha das Gosvami fora filho de um homem muito rico, mas desde sua infância não demonstrava atração pelo mundo material. Tendo escutado os passatempos do Senhor Krishna – Lilas – do coração puro de Sri Haridas Thakura, isso o auxiliou para receber a misericórdia de Sri Chaitanya em Santipur. Ansioso para juntar-se ao Senhor Gauranga, Raghunata saiu várias vezes de sua casa. Vendo seu insucesso nas suas tentativas, o Senhor Chaitanya disse, “Raghunatha, seja paciente, viva na sua casa e aceite a gratificação dos sentidos num espírito de renunciação. Externamente ocupe-se nos afazeres do mundo, enquanto internamente cultive intenso apego aos pés de lótus de Sri Krishna. Pela misericórdia do Senhor Krishna, muito em breve irás juntar-se a Mim”.
Não tendo atração por Visaya (gratificação dos sentidos), ele tornou-se Raghunatha Das Goswami. Formalmente, ele é conhecido como Raghunatha, mas quando ele se juntou a Sri Chaitanaya ele se tornou Raghunatha Das Goswami.

Raghunatha juntou-se ao Senhor Chaitanya em Jagannatha Puri, quando estava com sessenta anos de idade.

Srila Damodara Goswami, atuando conforme as instruções do seu mestre espiritual, Raghunatha Das, elaborou os seguintes breves ditames do ensinameto espiritual diretamente de Sri Chaitanya Mahaprabhu: “não ouça ou fale coisas mundanas; não coma alimentos apetitosos ou vista roupas suntuosas; cante sempre os Santos Nomes, livre do desejo por honra, tendo sua mente constantemente servindo a Radha e Krishna em Vrindavana”. Raghunatha Das Goswami ilustrou um método esotérico para engajar-se pessoalmente em serviço amoroso a Radha e Krishna. Ele realizava Manasi-seva, o ato de lembrar-se constantemente de Radha e Krishna, mentalmente servindo-Os em suas obrigações diárias, lembrando-se dos passatempos amorosos extáticos no mundo espiritual. Ele também memorizou o diário divino anotado de Sri Svarupa Damodara, o qual tornou-se a inestimável fonte para Srila Krishna Das Kaviraj compilar o Sri Chaitanya Caritamrita. Após o desapareciemtno de Sri Chaitanya, Srila Raghunatha Das foi para Vrindavana, onde ele realizou exemplarmente Bhajans por vinte e quato anos, nas margens do Shyama-kunda (lago místico de Radha e Krishna).

Raghunatha Das Gosvami seguiu os princípios regulativos de forma estrita e firme, comparando-os como linhas numa pedra. De tal modo que as linhas não podem ser apagadas pelo tempo, de modo que os princípios regulativos de Srila Raghunatha Das Goswami não podem ser mudados sob quaisquer circunstâncias (Cf. CC. Antya Lila, 6.310). Seu Sadhana diário incluía sessenta e quatro voltas de Japa; oferecendo das mil reverências ao Senhor; bahando-se três vezes no Radha-Kunda; realizando Manasi-seva em seu corpo espiritual; adorando sua Govardhana-Sila (pedra sagrada); comendo diariamente apenas algumas gotas de soro de leite; e descansando meramente por uma hora e meia, e em alguns dias não dormindo.

Srila Raghunatha Das Goswami abandonou totalmente o comer, dormir, misturar-se, e se defender, e ficou totalmente absorvido em servir aos pés de lótus de Radha e Krishna.

Todas as glórias a Radha e Giridhari, o tesouro do coração de Srila Rabhunatha Das Goswami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário