domingo, 7 de junho de 2009

GITA GOVINDA

Shri Krishna passeia de barco, na luz do luar, com Radha, acompanhado pelas Gopis1. Gita Govinda, a canção amorosa do Senhor Krishna
Quais sãos os mistérios que envolve o amor de Shri Krishna por Sua consorte eterna Srimati Radharani? Há um grande mistério no profundo amor de Deus pela Sua mais destacada Gopi. Apesar de Radharani ser a Gopi mais amada de Krishna Ela não aparece no Shrimad Bhagavatan, a obra máxima que relata as minúcias do Senhor Supremo, quando veio ao Planeta, para resgatar a moralidade e restabelecer o Dharma. Shri Krishna realiza muitas proezas milagrosas, acaba com muitos demônios, diverte os amigos, dança com mais de 10.000 gopis ao mesmo tempo, mas perde-se de amor por Radharani. Esta é, provavelmente, a história de amor mais antiga do mundo, onde toda a beleza, amor, fraternidade e sensualidade atingem nuances impossíveis de serem compreendidos numa mentalidade comum e mundana.

O Senhor Krishna sempre gostava de "pegar peças" nos outros, por conseguinte, Radhika jamais deixou de ser atingida pelas brincadeiras do Senhor. Na realidade o amor de Radha por Krishna está envolto num mistério de profundo sentimento, que somente um estudo aprofundado poderá desvelar o que há de mais extradordinário da sexualidade humana. Quando Deus em Si mesmo deixa-se levar pelo amor de Sua contraparte feminina, pensamos que Deus, de fato, é feminino, e não masculino. Radhika encerra dentro da Sua vida todo um amor profundo de amante, mas de amante da pureza, do sentimento puro de amor sem que haja o egoísmo do sexo brutal, mas da sexualidade levada na profundeza de todos os atos, e não apenas se trata de um simples ato sexual mundano. As mentes mal acostumadas a entenderem a profundidade dos sentimentos de amor que Deus sente por Sua consorte logo se apressam em comparar os Lilas - passatempos - do Senhor com as coisas mundanas e grosseiras.

Jaya Deva Goswami, o poeta santo do séc. XIII soube com muita naturalidade captar o imenso amor de Deus por Sua Consorte Eterna no poema Gita Govinda. A palavra sânscrita "gita" é uma palavra bem conhecida de todos, e quer dizer "canção", justo por aparecer no Bhagavad-gita ou "Canção do Senhor". Govinda é um dos tantos Nomes de Deus, e quer dizer "Senhor Amável das Vacas", ou vaqueiro (tal qual um pastor que leva o Seu rebanho para um lugar seguro). Gita Govinda é a Canção de Amor de Radha e Krsna, e desvela o profundo sentimento de amor entre os dois sexos, mostrando-nos com clareza que a dualidade se funde no amor comum. Este poema erótico do Senhor tornou-se a fonte de origem de inspiração para os Vaishnavas, adoradores de Vishnu ou Krishna, bem como dos amantes de Deus de qualquer derivação religioso do Hinduísmo clássico. Este poema tem sido cantado ao longo dos séculos por muitos músicos e poetas devotos, bem como tem sido pintado pelos mais renomados pintores clássicos da Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário