quinta-feira, 18 de março de 2010

Dieta exemplar de um dia


Dieta exemplar de um dia




Alimentação Natural
AYURVÉDICA -
ANA
®r… Ojasv… d€sa - Prof. Dr. Olavo Desimon Phd.

 

2.5 - Dieta exemplar de um dia
Para aquelas pessoas que não sabem exatamente como iniciar uma dieta, damos aqui uma dieta inicial para um dia. Esta dieta é para desintoxicação, podendo ser seguida, variando-se os componentes secundários e suplementares, obtendo-se assim uma ampla variedade de pratos.

2.5.1 - Manhã: 50 g de um mistura de castanhas, nozes e amêndoas, 50% torradas e 50% cruas.
Uma fruta da época (maçã, mamão), com uma colher de sopa de mel puro e chá de camomila, erva doce ou chá Banchá (chá verde);

2.5.2 - Lanche: Pão integral com condimentos naturais (pode ser queijo minas, mel, ou doce de ameixas pretas cozidas sem açúcar). Coalhada de leite natural com mel e limão ou então um iogurte natural.
Complemente com chás verdes sem adoçantes, corantes ou aromas.

2.5.3 - Almoço: 30% de arroz integral, cozido sem sal e sem gordura. Coloque sal marinho apenas no final do cozimento.
30% de verduras cozidas ou refogadas em óleo de vegetais do tipo Girassol ou Canola, com temperos verdes frescos. Por exemplo: o Brócolos, a Couve, com cenouras ou beterrabas, podendo colocar duas colheres de sopa de Ricota fresca frita no ghee (óleo de manteiga clarificada).
30% de Saladas de verduras e legumes crus, ou então levemente escaldados, igualmente temperados com temperos frescos (limão, molho shoyu, tempero verde)
10% de feijões ou lentilhas; pode ser ervilha do tipo dhall.
Se usar alimento de origem animal tipo cárneo, não ultrapasse 5% do total do seu prato, mas acrescente 10% a mais de verduras cruas.

2.5.4 - Lanche da tarde: pão integral ou frutas da época (não misturar os dois, pois pode causar acidez). Se tomar sucos junto com o lanche, coloque uma pequena pitadinha de sal marinho, isso conserva o sabor e as vitaminas. Suco de laranja não combina muito bem com pão de trigo, em todo o caso, faça uma experiência em como você irá se sentir ingerindo-o com o pão de trigo.
Chás naturais não aromatizados é uma inteligente maneira de manter a saúde, e é preferível ser ingerido junto com o pão de trigo do que sucos de frutas.

2.5.5 - Janta: repetir o que foi dito para o desjejum, ou então, se o dia estiver um pouco mais frio, uma sopa de legumes e verduras variados, temperada com sal marinho ou então com a pasta de soja denominada de misso. Pão integral ou biscoitinhos de trigo acompanham bem as sopas.

Esquema de distribuição dos alimentos no prato


Grãos integrais
30%
Verduras cozidas
30%
Verduras cruas
30%
Feijões e legumes
10%

2.6 - Dicas complementares
·       Certifique-se que uma quantidade proporcional esteja distribuída no prato. Um regime vegetariano irá requerer um consumo de maior quantidade de alimentos, mas isso não quer dizer que você deva exagerar na quantidade. Em todo o caso, esta dieta não está limitando quantidade, apenas está orientando quanto proporções.
·       Caso queira incluir algum alimento de origem cárnea, do tipo peixe ou peito de frango, inclua sempre 10% de qualquer tipo de salada crua, além dos 5% permitidos em cada prato.
·       Quando ingerimos queijo cozido ou cru, além do recomendado nesta dieta acima, inclua 5% de saladas e verduras cruas, como cenoura crua ralada, por exemplo.
·       Evite sobrecarregar seu estômago, bem como não faça pressão abdominal sentando-se incorretamente ao comer. Se preciso for, coloque uma almofada na suas costas durante as refeições, a fim de manter o corpo ereto, o mais possível, ao comer.
·       O modo de cozer os legumes dever ser simples e rápido, sem muito tempo de cocção.
·       As saladas cruas devem ser limpas com águas e sal grosso, em alguns casos, colocar uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água para lavá-las.



Nenhum comentário:

Postar um comentário