sexta-feira, 29 de maio de 2009

CHAI





Masala chai (Hindi (मसाला चाय [masālā chīUrdu: چاۓis ], "chá com especiarias") é uma bebida do subcontinente indiano feita a partir da produção de chá com uma mistura de especiarias e ervas aromáticas indianas.[1] Sozinho, chai significa apenas chá em boa parte do mundo, mas no hemisfério ocidental, principalmente para os falantes do inglês, "chai" é frequentemente usado no luga de "masala chai".

Preparação

O método tradicinal mais simples de preparação do masala chai é o de ferver uma mistura de leite e água com folhas soltas de chá, adoçantes e especiariais não moídas. Mercados indianos ao redor do mundo vendem diversas marcas de "chai masala," (Hindi चाय मसाला [chāy masālā], "chá com especiarias" ) para este propósito, embora muitas pessoas preparem a sua própria mistura. O chá sólido e os resíduos das especiarias são coados antes de servir-se o chá.

O método pode variar conforme o gosto ou costume local: por exemplo, alguns combinam todos os ingredientes logo de início, esperam levantar fervura e então imediatamente coam e servem; outros deixam a mistura ferver por mais tempo, ou começam fervendo as folhas de chá e só adicionam as especiariais no final (ou vice-versa).

Ingredientes

Um garoto em Mysore, Índia preparando masala chai

Não há uma receita ou método de preparação fixo para o masala chai e muitas famílias possuem suas próprias versões do chá. As folhas de chá (ou pó de chá) são mantidas na água quente por tempo suficiente para extrair um sabor intenso, idealmente sem liberar os taninos amargos. Devido às inumeras variações possíveis, o masala chai pode ser considerado como uma classe de chá ao invés de um tipo específico de chá. Entretanto, todos os masala chai possuem os seguintes quatro compnentes básicos:

Chá

Artigo principal: chá

O chá base é usualmente um chá preto forte tal qual o Assam, de forma que as especiarias e os adoçantes não escondam seu sabor. Entretanto, uma grande variedade de chás são usados para fazer o chai. A maior parte dos chai na Índia é produzido com chá preto forte.


Adoçante

Açucar branco puro é suficiente, emborar gostos individuais possam favorecer as notas caramelizadas do Demarara, outros açucares marrons, açucar de palma ou de coco, ou a mais leve e complexa acidez do mel. Jaggery também é usado como um adoçante, principalmente em partes rurais da Índia. Uma quantidade surpreendentemente grande de açucar pode ser necessária para extrair o sabor das especiarias; uma receita uma três colheres de sopa de açucar para 3.5 xícaras de chai. Leite condensado também pode ser adicionado com o propósito duplo de adoçante e leite.

Leite

Usualmente, leite integral é utilizado. Geralmente faz-se masala chai misturando-se 1/4 a 1/2 partes de leite com água e esquentando o líquido até quase fervura ou mesmo até fervura. Como mencionado acima, algumas pessoas gostam de usar leite condensado em seu masala chai para que haja também como um adoçante.

Especiarias e folhas de chá cortadas

Especiarias

O masala chai tradicional é uma bebida revigorante, com sabor fort de especiarias, preparada com as chamadas especiarias "quentes". A maioria dos masala chais incorpora um ou mais dos seguintes componentes: cardamomo, canela, gengibre, anis, pimenta e cravo.

Tradicionalmente, cardamomo é a nota dominante. As misturas para masala e cozinha indiana também usam comumente outras especiarias como cravo, gengibre ou pimenta do reino; as últimas duas adicionam um sabor picante agradável. Na Índia costuma-se usar gengibre fresco.

Entretanto, na Índia Ocidetal, folhas de menta são consideradas um ingrediente principal, ao passo que anis, pimenta e canela são expressamente evitadas.[carece de fontes?] A versão Kashmiri do chai é feita com chá verde ao invés de chá preto e possui uma mistura mais sutil de sabores: amêndoas, cardamomo, canela, cravo e algumas vezes açafrão.

Outros ingredientes possíveis são noz-moscada, sabor de rosa (pétalas de rosa são fervidas junto com o chá) ou raíz de licorice.

Referências

  1. http://www.veetea.com/site/articles/Masala-Chai/
  2. American Heritage Dictionary - Chai
  3. Merriam-Webster Online - Chai
  4. Collingham, Lizzie. (2006). "Chai: The Great Tea Campaign". In Curry: A Tale of Cooks & Conquerors, pp 187-214. New York: Oxford University Press. ISBN 0-19-517241-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário