segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Primeiro vem o sabor ou a saúde?
















Em se tratando de alimentação consciente. ainda assim primeiro vem o sabor e depois vem a saúde! ..afinal a vida não é feita só de austeridades! Claro que se vc passa a sua vida a comer ao invés de comer para viver os resultados não serão benéficos....a alimentação pode lhe proporcionar prazer e saúde ao mesmo tempo! Existem os antídotos, as ervas. Pra quem já atingiu estágios mais elevados e é possível podemos constatar que pessoas que elevaram seus pensamentos e ações, podem viver exclusivamente de Prana (ar vital), também há pessoas que se alimentam apenas de água e luz. Acho muito incrível pensar que é possivel esse estágio onde o corpo físico está muito limpo e desperto. Mas para mortais comuns como é meu caso, aperfeiçoar o como , onde quando e o que comer, praticar o jejum gradual , o avanço espiritual e consequentemente físico de maneira autêntica, sem fingir ou forçar uma barra, então é melhor ir passo a passo como na yoga. Sentindo seu corpo, conhecendo seus limites e como vencê-los com mais ganho de saúde, longevidade e bem-estar.
Teoricamente e racionalamente eu gostaria de ter uma alimentação crudívora (onde se ingere alimentos crus, frutas, legumes, verduras, sementes, nozes, sem haver cozimento algum) e já aderi aos sucos de germinados, folhas, hortaliças e frutas, mas não consigo me abster de comer chapatis e outras delicias...Mas na prática, aderi em 30% e já considero um avanço...e claro que a atmosfera, o lugar e como vive irá influenciar...se eu vivesse ou tivesse a oportunidade de compartilhar e ter mais proximidade com pessoas crudívoras ou frugívoras teria avançado mais nesse caminho. E ate conheci pessoas que fazem chapatis usando uma pedra lisa como chapa e o sol no lugar do fogo...não é incrível?


e pra quem quer saúde e sabor, o melhor é conciliar e se lembrar que na medicina ayurvédica manter sua mente apaziguada e satisfeita é um princípio muito saudável! Inclua em uma mesma refeição cinco sabores : salgado, doce, ácido, picante e adstringente estimulando uma melhor digestão e satisfação.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

HALAVA AO CREME


1 xícara de açúcar cristal ou mascavo

1 xícara de semolina

50g de manteiga ou ghee

sementes de cardamomo

1/2 xícara de uvas passas

1/2 xícara de amêndoas moídas

1/2 lata ou caixinha de creme de leite 200g

1 colher de sopa de raspas de laranja


Derreta a manteiga numa panela de fundo grosso, adicione a semolina e cozinhe mexendo sem parar por 8-10 minutos em fogo médio, até a semolina ficar bem dourada. Tire do fogo e deixe esfriar. Em outra panela dissolva o açúcar em 2/3 de xícara de água. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Deixe ferver por um minuto depois tire do fogo e reserve. Junte à mistura de semolina a calda de açúcar e as sementes de cardamomo. Cozinhe em fogo baixo por 3-5 minutos mexendo o tempo todo até engrossar. Coloque as raspas de laranja, metade das passas e amêndoas. Sirva quente com creme de leite decorado com passase amêndoas restantes. Rende 5 porções

sábado, 12 de setembro de 2009

kheer Bengali (arroz doce indiano)


é muuuuito bom!! os indianos fazem arroz doce como ninguém! pra eles nem tem festa se não tiver arroz doce, mas veja que especial, bem diferente do que estamos acostumados que já é bom, mas esse é néctar!






3/4 de xícara de arroz


10 xícaras de leite


1 colher de chá de cardamomo em pó


1 folha de louro


1 pitada de tumerique ou cúrcuma ( açafrão da terra em pó)


1 xícara de doce de leite





em uma panela grande misture o leite, o arroz e a folha de louro. Cozinhe em fogo alto por 20 minutos mexendo com frequencia. Deixe em fogo brando por + 40 minutos até o leite engrossar. Tire a folha de louro, acrescente o tumerique e o cardamomo. deixe esfriar e leve para a geladeira. Sirva frio com raspas de limão e se quiser pode acrescentar no final, antes da geladeira, uvas passas.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Pizza lactovegetariana


massa da pizza

200g de farinha de trigo
1 tablete de fermento biológico

ou 1 pacotinho de fermento granulado (10g)
1 colher de chá de sal
1 xícara de água morna
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farelo de trigo
1 colher de sopa de gergelim


molho e cobertura

8 tiras finas de pimentão
8 azeitonas pretas
8 fatias finas de mussarela
1 xícara de folhas frescas de manjericão
molho de tomates para cobrir a massa

misture a farinha de trigo, o farelo, o sal, o gergelim, faça um buraco no meio dessa mistura e reserve. Em uma panela aqueça a água, o fermento e a manteiga, vire no buraco e amasse durante alguns minutos. Coloque em uma tijela untada levemente com óleo, cubra e deixe crescer em algum lugar quente, como colocar ao sol , por uns 30 minutos até dobrar de tamanho. Pré aqueça o forno a 200 graus. Abra a massa com um rolo até obter um disco homogêneo de mais ou menos uns 25 cm de diâmetro. Espalhe o molho de tomates, a mussarela, ornamente com o manjericão, o pimentão e as azeitonas. Asse por 20 minutos até o queijo derreter e a pizza dourar. Rende quatro fatias. Se preferir pode pre assar a massa por 10 minutos e colocar a cobertura depois e levar ao forno novamente para terminar de assar junto com o molho por + 10 minutos.



vegetarianos não comem apenas salada!!